quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vigilia na Metodista do Grajaú!

http://www.facebook.com/photo.php?v=301223493221325&set=vb.100000010294153&type=2&theater

Oramos para que o Senhor possa nos abençoar espiritualmente com a Sua presença. E nesta próxima vigília, que terá sua duração reduzida pelas dificuldades de nossos membros e perigos das ruas, estaremos buscando ao Senhor para que a Sua santidade nos constranja a sermos como Ele é.
Seja assim então a busca diária de um cristão, seja a sua santidade um exercício constante e diário, pois os que perseverarem herdarão a coroa da vida, palavras do Senhor.

Uma vez salvos, sempre salvos, somente na glória. Enquanto estivermos nessa vida, busquemos; o que se vale notar, o verbo buscar conjugado no presente, no imperativo. Uma ordem presente. Para este tempo. Não sejamos então conformados de que temos uma vida dentro da igreja e de que o Senhor nos perdoou uma vez. O perdão é diário, nossos erros infelizmente são diários.

O caminho que nos levará para perto dEle é a santidade, e com fé, pois sem ela, é impossível agradar a Deus.

Busquemos neste tempo a presença abençoadora e privilegiada do Pai, através dessa vigília que o Senhor derrame sobre nós pecadores, o bálsamo restaurador em nossas feridas, e que aprendamos a ver as cicatrizes secas como vitórias, como aprendizado.

Participem de uma vigília, sejam vigilantes em todo o tempo, ordem do Senhor Jesus, o Cristo Vivo!

Shalom.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Abaixo assinado pela libertação do Pr Yousef Nadarkhani

‎1) vc deve abrir nesse link http://e-activist.com/ea-action/action?ea.client.id=88&ea.campaign.id=12209

2) preencha os espaços requeridos com seus dados pessoais: nome, sobrenome, endereço, Cidade, CEP e email.

3) no espaço onde está escrito ADD YOUR MESSAGE HERE, copie e cole o email abaixo (favor, nao acrescentar nada alem do que já está escrito)

Your Excellency, the Ambassador of Iran

Dear Sir,

Along with many other people around the world, I have been following with great concern the case of Pastor Yousef Nadarkhani, who is being tried by a court in Rasht due to his religious beliefs.

I am writing to express my concern and hope that the court will drop all charges against Pastor Yousef, in accordance with international law and especially Iranian law and constitution, which clearly allows freedom for Christians to maintain their religious beliefs and practices.

I am also requesting Your Excellency to pass on my appeal and that of many others to the Iranian government, as a matter of great urgency in this case, so that an innocent person may not be condemned and the constitution of Iran may not be violated.

I am very grateful for your attention to this request.

Respectfully and sincerely,

4) Quando preencher todas as linhas, envie seu email (send YOUR email)

Uma escolha idiota.

ESSA É A REAL DA MINHA "BREGA", "IDIOTICE", "ALIENAÇÃO" pela qual decidi viver...

Muitos vão dizer isso, mas já foi previsto há mais 2mil anos... não sou o primeiro a sofrer deboche... aqui neste país, terra livre, aonde tudo se consegue com dinheiro, aonde defendem a "tolerância religiosa", aonde a chacota nasce da falta de seriedade de muitos líderes de ditas igrejas evangélicas...
Mas a real é dura, é quadrada para muitos que desconhecem...

As facilidades e o edonismo dessa terra são mais saborosos...

Até q chega a enfermidade, o dia mal... e aí, vão se agarrar em que?

Na descrença, no ateísmo arrogante, na juventude que se foi, na garrafa de vodka mais cara, na balada que dura 48 horas, no corpo sarado da "panicat" ou na literatura mais cultuada do momento que quer saber quem mexeu no seu pedaço de queijo ou até mesmo no segredo, uhuuuu???!!!
A verdade é que somos fracos e buscamos na fantasia, nas próteses do "mundão de meu deus", uma resposta, buscamos na droguinha da moda uma fuga, buscamos nas culturas distantes o inalcançável, pois a cultura dos outros é mais "verde"... aliás é racional, posso ter mais controle, pois está tudo na minha cabeça, haahhahahaha...
Ei junte dinheiro agora, acelere isso aí, pois vc não sabe o dia de amanhã, não é verdade, ei corra atrás do vento, fuja da realidade do seu envelhecimento, ei corra antes q suas pernas endureçam e os seus olhos não vejam tão bem assim as cores do neon daquela festa... beba até cair... mas ao se levantar certamente vc não vai gostar do que está vendo, pois o tempo não pára... quem vai te estender a mão quando a sua beleza se for e as suas idéias não forem tão geniais assim? Sabe o q é pior? É que vc sabe a resposta, mas acha BREGA, IDIOTA e ALIENANTE. Fique com Deus e que Ele tenha misericórdia de nós, certamente Ele tem...

http://www.youtube.com/watch?v=z76gE3hylN8

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Tudo podemos com o Senhor!

O uso errado do versículo: "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE",
é um grande problema em nossos tempos, afinal, Paulo se referia que tudo podemos suportar, aflições, perseguições, tribulações, etc... pois sabemos quem nos fortalece.
E tudo que o Senhor nao quer dizer é: tudo posso querer com o Senhor, tudo posso pedir pois Ele me dará, posso tudo, conseguir tudo no Senhor...
O Senhor espera de nós seriedade com as suas palavras, Ele espera que tenhamos mais respeito, principalmente no emprego de o que Ele nos deixou. Ajuntar versículos chaves para nos liberar da culpa de nossas cobiças é pecado grave, e previsto também na Palavra do Senhor:

"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos," 2 Timóteo 4:3

Tudo podemos passar, pois o Senhor está conosco nos fortalecendo!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Um olhar de intimidade

Fico me perguntando o que faço dentro de uma igreja quando não olho para o Senhor constantemente?

A resposta para essa pergunta é baseada em uma atitude de muitos de nós em dias em que nada acontecem, como: problemas, milagres, moveres, etc...

Quando nossa vida devocional ou religiosa se volta somente para o acontecimento sobrenatural estamos fadados ao emperramento espiritual, pois só nos lembramos dEle quando algo acontece no campo espiritual. Passamos a ir para a igreja de forma rotineira e mecânica.

Ao agirmos assim o nosso olhar também se volta para os lados, começamos a reparar em nossos irmãos e a consequência quase sempre disso é o afastamento de um, grupos que se formam, juízes que se levantam e até promotores. Geramos separação, acepção de pessoas...

Quando nos distanciamos do Olhar do Pai, de ter intimidade e busca-la, passamos a colocar nossa santidade, nossa rotina cristã voltada somente para os nossos iguais, esfriando completamente nossa vida espiritual e esquentando nossas vidas mundanas com problemas que são inevitáveis para a carne, com a nossa e com a alheia. Deixamos de ser servidores, canal de águas vivas para nos tornarmos rotos e escassos espiritualmente.

Mas não venho criticar o nosso comportamento somente, mas muitas vezes nossos pastores não percebem que muitas vezes eles precisam estar buscando cada vez mais ao Senhor para que possam como Moisés estar com os rostos refletindo a Glória do Pai, por estarem íntimos.

Para muitos dos que iniciam uma caminhada, que estão começando a nascer novamente, precisam enxergar referências do Pai aonde elas estão, e nossos líderes assim devem ser, o exemplo de intimidade e de busca. É necessário que as lideranças deem exemplo. Que o exemplo seja o morrer da cruz, o morrer para que o outro viva.

Que o ideal em nossas vidas seja sempre a intimidade com o Senhor Jesus, dessa forma nossa intimidade com os irmãos será mais atraente e cheia de compaixão para com todos. Deixaremos que o avivamento adentre em nossos templos.

Não podemos permitir mais que nossos olhares sejam horizontalizados, mas sim em direção ao púlpito e para cima.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Um dia ruim

Num dado momento de nossas vidas passamos por tantas provações que fica difícil se manter em santidade.  São tantas coisas juntas: discussão com a mulher, seu time de futebol que faz o improvável, o patrão que recusa todas as suas tarefas, fechadas no trânsito, engarrafamento, ônibus lotado, etc... imagina tudo isso num só dia? Pois é, acontece, pode acontecer e certamente vai acontecer.

Ser uma pessoa temperada, equilibrada em nosso mundo está cada vez mais complicado, nos atarefamos tanto, nos embaraçamos tanto que nos restringimos a orar ao sair de casa e ao se deitar, e orar antes de sair, nem sempre vai funcionar como o esperado, passamos a crer que somos super-poderosos por isso, que nada vai nos abalar, e ainda mais pedindo um dia abençoado ao Pai. Mas problemas fazem parte da vida do crente também.

Podemos perceber sem muito esforço que aquilo que mais defendemos, pregamos ou colocamos será sempre a nossa maior batalha. Se você prega contra o adultério, vigie contra as investidas nesta área, se você apregoa contra a raiva, ira, lute contra a sua carne, se amarre para não pecar, e por aí vai...

Mas imagine tantas dessas situações acontecendo ao mesmo tempo? Tentando te derrubar ao ponto de você não conseguir resistir... é possível? Sim, totalmente.

A nossa vida cristã é embasada no Verbo, que no infinitivo está presente em nossa mente esperando o momento certo para ser conjugado. Para cada ação, Cristo tem uma aplicação prática, uma resposta. Mas em espírito tudo funcionaria bem se não fosse um limitação concreta nossa: a carne!

A Palavra nos ensina que a inclinação da carne é para o mal e quanto menos tempo em nossa vida formos espirituais mais na carne agiremos, e a partir daí prepare-se, lá vem batalha. Aquilo que começa com investidas do iníquo passam para a carne e quando menos esperamos, vem a rasteira. Queda.

Temos que parar com esse pensamento de que estamos livres do mundo só por sermos cristãos. Jesus pede para não sermos retirados do mundo mas para sermos livres do mal, e a forma mais direta é se tornando cada vez mais filho de Deus através do Verbo. Praticar a conjugação Verbal.

Nem sempre teremos todas as palavras certas ou o silêncio correto para o dado momento, ainda mais quando a quantidade de flechas inimigas é demais para o seu escudo. Um dia ela poderá te atingir, um dia a carne poderá falar mais alto. Mas quando isto acontecer lembre-se de quem somos filhos e qual bandeira levantamos. Somos diferentes e separados para sermos a diferença nos problemas.

E, é importante saber pedir perdão sem esperar a resposta mais agradável, que possamos dar sem esperar receber.

Shalom.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Uma crítica

Lembro-me que, quando me converti, fiquei tão empolgado com o que tinha acabado de receber que não via outra alternativa na minha frente a não ser tentar mudar a visão das pessoas próximas a mim sobre Deus, religião, Jesus, etc...


Essa chama que ardeu, causou alguns problemas... mas foi muito útil para trazer à luz algumas almas e esclarecimentos mais sólidos a respeito do cristianismo genuíno para amigos, familiares... E não foi o curso de teologia que me instruiu ao ponto de citar aqui sem nenhuma modéstia que fui utilizado pelo Senhor a salvar vidas. E que fique claro que não tenho teologia e não sou pastor. O Espírito Santo de Deus, Esse me instruiu em diversas maneiras, e a principal delas foi a vontade e a fome de conhecimento do Reino de Deus. A medida que lia a Palavra, orava e via a confirmação do Senhor no dia-a-dia, mais eu me animava...


E passou a empolgação, passou a chama ardente, veio alguns equívocos, mas a humildade e o espírito de servidão nunca poderiam me abandonar e me ajudar a reconhecer que sou pó! Aprendi a reconhecer em mim, um ser humano falho e dado a falhas, nascido para renascer.


Anos se passaram e aprendi um pouco mais sobre o primeiro amor, e entendi a minha maneira sem levantar bandeira, que de repente ele não é só a euforia inicial, algo como a paixão ardente de um jovem casal mas sim o amor experiente de um casal amadurecido pelo tempo, pelos contra-tempos, adversidades e perseverança.


Aprendi muitas vezes a deixar de ser um entendedor integral para me tornar um aluno sempre atento ao meu redor, pronto para ouvir em primeiro lugar.


Hoje vejo em muitos sites, artigos críticos, severos e cheios de razão em escancarar a falha alheia, apontando diretamente para o cisco nos olhos de outros ministérios. Muitas vezes correspondem em revelar equívocos cometidos, sim, porém se resumem a isso. Se colocam na posição de julgadores, de bastião da verdade, sempre prontos a combaterem o mal. Pelo que entendi sobre julgamento ou ser igual a Deus, é que isso é abominável e levou o iníquo a queda. Entendo a recomendação da Palavra a cerca de se exortar e corrigir aos que teimam em falhar e fazer tropeçar, mas aonde está o amor em nossa exortação?


Por um outro lado, em alguns cultos que participei, vi teólogos pregarem cheios de conhecimento, impregnados de datas, curiosidades geográficas, tanta informação, que não me lembro de ter notado o cerne da questão e qual era de fato a mensagem. E me questionei sobre a unção do pregador, até aonde vai o que é do homem e o que vem de Deus para o seu povo?


Sinceramente afirmo que não tinha unção nenhuma naquela pregação, parecia mais uma aula de teologia do que uma pregação, o racional natural do homem fazia um tratado teológico enquanto o Espírito somente observava.


Ficou para mim uma resposta bem clara, a Palavra de Deus é clara, viva e precisa ser colocada com todo temor e cheia do Espírito afim de se fazer revelar a vontade dEle para nós e as vezes não é preciso falar. Falta pra uns conhecimento, para outros unção e para muitos a humildade.


Shalom.

terça-feira, 29 de março de 2011

Uma questão de opção

Por um homem vieram o pecado e a morte: por um homem também veio a graça que superabundou o pecado.


Meditem em Romanos 5:12-21


Por Adão ter escolhido pecar, embora parecesse inocente, mas não era, veio a morte ao mundo criado por Deus, o desequilíbrio adentrou na criação elevando a carne a condição suprema, fazendo com que o espírito desfalecesse.


O primeiro homem contaminou aquilo que fora separado pelo Pai, de tal maneira que somente uma obra muito maior que a carne ou seja espiritual, pudesse acontecer e trazer uma opção de vida, a única opção coerente.


Ao cometer o primeiro erro Adão e Eva decidem se esconder evidenciando assim o quão longe escolheram estar de Deus, perderam de tal maneira a intimidade com o Senhor que em trevas se colocaram, passaram a sentir vergonha em Sua companhia.


Era uma moita que gerava a sombra para o refúgio dos dois, porém, simbolizava claramente a escuridão provocada pela contaminação do iníquo em suas vidas. 


Escolheram as sombras, perderam a intimidade com o Pai, trazendo literalmente desgraça sobre todos que viriam a seguir.


O que fazer então para apagar tal mácula destruidora? Pois todos que poderiam vir após estariam debaixo de uma maldição hereditária. 


Antes do Senhor nenhum outro houve, e, assim mesmo decidiu adentrar na contaminação para se tornar a cura efetiva para a tal maldição. Se fez de carne imperfeita, mas com Seu Espírito Inabalável para cumprir a Justiça. Na pessoa de Jesus, o Senhor escolheu ser maldito, açoitado conforme a condenação da lei para que o amor alcançasse o maior nível, a vitória, a consumação, o quebrar do vaso, o rasgar do véu e o abrir de olhos...


"Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei." Romanos 5:13


Se por um homem veio a desgraça, através de outro superabundou a vitória.


Trazendo então para nós tal mensagem, vejo como podemos também escolher pelas sombras. Em apenas um ato tudo pode se desfazer. Pela falta de perseverança poderemos perder no final. Trazendo estatus para a carne novamente ao contrário de sermos espirituais. Escolher a imperfeição como meta em detrimento ao Espírito que ilumina.


Estar nas trevas é estar nu e oprimido diante do diabo, uma situação completamente desagradável, mas a sensação de escuridão em nossa volta nos traz segurança de que ninguém reparará em nós. Uma falsa paz, o silêncio dos culpados.


Uma opção diante de um dilema fará toda diferença, mas sabemos de nossa imperfeição que muitas vezes nos leva a cometer erros. Um erro atrás do outro poderá ser fatal como diz nas Escrituras:


"Um abismo chama outro abismo." Salmos 42:7


Que escolheremos então após a ciência do que nos acarretará, e após a crença na vitória do Amor? 


Sempre teremos em Cristo que teve a opção de escolher morrer, como nossa solução para o acerto, pautar nossas vidas no Único exemplo torna mais leve nosso fardo maldito. Nos faz nascer novamente em condição de vida abundante até a Sua majestosa volta. Que assim possamos permanecer, que em nossas lâmpadas não nos falte o óleo.




Shalom.

segunda-feira, 14 de março de 2011

De Pai pra filho!


A carta de amor do Pai
Meu filho, 

Você pode não me conhecer,
mas Eu sei tudo sobre você
Salmo 139:1 

Eu sei quando você se senta e quando se levanta
Salmo 139:2 
Eu conheço bem todos os seus caminhos
Salmo 139:3 

E até os cabelos da sua
cabeça são todos contados
Mateus 10:29-31 

Pois você foi feito a minha imagem
Gênesis 1:27 

Em mim você vive, se move e tem existido
Atos 17:28 

Pois você é a minha descendência
Atos 17:28 

Eu te conheci mesmo antes que você existisse
Jeremias 1:4-5 

E escolhi você quando planejava a criação
Efésios 1:11-12 

Você não foi um erro, pois todos os
seus dias estão escritos no meu livro
Salmo 139:15-16 

Eu determinei o momento exato
do seu nascimento e onde você viveria
Atos 17:26

Você foi feito de forma admirável e maravilhosa
Salmo 139:14 

Eu formei você no ventre da sua mãe
Salmo 139:13 

E tirei você do ventre de sua mãe
no dia do seu nascimento
Salmo 71:6 

Eu tenho sido mal representado
por aqueles que não me conhecem
João 8:41-44

Eu não estou distante e zangado,
pois sou a expressão completa do amor
1 João 4:16 

E o meu desejo é derramar meu amor sobre você
1 João 3:1 

Simplesmente porque você é meu
filho e Eu sou seu Pai
1 João 3:1 

Eu ofereço a você mais do que o seu pai
terrestre jamais poderia oferecer
Mateus 7:11 

Porque sou o Pai perfeito
Mateus 5:48 

Cada bom presente que você
recebe vem da minha mão
Tiago 1:17 

Pois Eu sou o seu provedor e supro
todas as suas necessidades
Mateus 6:31-33 

Meu plano para o seu futuro
tem sido sempre cheio de esperança
Jeremias 29:11 

Porque Eu te amo com um amor eterno
Jeremias 31:3 

Meus pensamentos sobre você são
incontáves como a areia na praia
Salmo 139:17-18 

E Eu me regozijo sobre você com cânticos
Sofonias 3:17 

Eu nunca vou parar de fazer o bem para você
Jeremias 32:40 

Porque você é meu tesouro mais precioso
Êxodo 19:5 
Eu desejo te estabelecer com todo
meu coração e toda minha alma
Jeremias 32:41 

E quero te mostrar coisas grandes e maravilhosas
Jeremias 33:3 

Se você me buscar de todo o coração,
você me encontrará
Deuteronômios 4:29 

Se deleite em mim e Eu darei a você
os desejos do seu coração
Salmo 37:4 
Pois fui Eu quem colocou esses desejos em você
Filipenses 2:13 

Eu sou capaz de fazer mais por você
do que podes imaginar
Efésios 3:20 

Pois Eu sou o seu maior encorajador
2 Tessalonissenses 2:16-17 
Eu sou também o Pai que conforta você
em todas as suas dificuldades
2 Coríntios 1:3-4 

Quando seu coração está quebrantado,
Eu estou perto de você
Salmo 34:18 

Como um pastor carrega um cordeiro,
Eu carrego você perto do meu coração
Isaías 40:11 

Um dia Eu enxugarei todas as
lágrimas dos seus olhos
Apocalipse 21:3-4 

E afastarei de você toda a dor que
tenha sofrido nesta terra
Apocalipse 21:3-4 
Eu sou o seu Pai, e Eu amo você assim
como amo ao meu filho, Jesus
João 17:23 

Pois em Jesus, meu amor por você é revelado
João 17:26 

Ele é a representação exata do que sou
Hebreus 1:3 

Ele veio para demonstrar que eu estou contigo,
e não contra ti
Romanos 8:31 

E também para dizer a você que Eu não
estou contando os seus pecados
2 Coríntios 5:18-19

Jesus morreu para que você e eu
pudéssemos ser reconciliados
2 Coríntios 5:18-19 

Sua morte foi a expressão suprema
de meu amor por você
1 João 4:10 

Eu desisti de tudo que amava
para que pudesse ganhar o seu amor
Romanos 8:31-32 

Se você receber o presente do meu filho Jesus,
você recebe a mim.
1 João 2:23 

E nada poderá separar você do meu amor outra vez
Romanos 8:38-39 

Venha para casa e Eu vou fazer
a maior festa que o céu já viu
Lucas 15:7 

Eu sempre fui um Pai, e sempre serei Pai
Efésios 3:14-15 

A minha pergunta é...
Você quer ser meu filho?
João 1:12-13 

Eu estou esperando por você
Lucas 15:11-32

Com amor, seu Pai
Deus Todo Poderoso

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Salmo 22

Se for possível faça a leitura deste salmo profético escrito por aquele que era segundo o Coração de Deus.


Davi se refere neste salmo ao seu Senhor mas escreve o texto em primeira pessoa. Compadecido por um sofrimento angustiante que o prostra e o faz se derramar, ele consegue transcrever o sentimento de dor e solidão vivido aqui na terra por nosso Rei.


Os detalhes ou melhor dizendo, a riqueza de detalhes que conseguimos notar nas palavras que seguem nos versículos demonstram uma intimidade junto ao Pai de Davi, transbordando ao ponto de se notar a atemporalidade do Alfa e Ômega.


Ser de acordo com o melhor dos sentimentos de Deus apesar de sua imperfeição, fez Davi citar ou profetizar aquilo que viria séculos a frente. Não somente o auge do propósito de Cristo no mundo mas também mais a frente como um verdadeiro profeta descrevendo os últimos tempos e o retorno dEle. 


Ser íntimo do Pai a este ponto implica em ser parte dEle, respirar o Seu Espírito e exalar um aroma suave e agradável, é ficar sabendo parte de Seus planos não para você mas também para o mundo. Davi estava nEle, sentia e vivia ao Pai de uma maneira tal que se diminuia para que Ele crescesse dentro de si chegando ao ponto de se rasgar por tamanho temor e alegria.


Chama-lo de Pai implica em ser filho, mas criaturas não são ainda filhos, é preciso chama-lo por seu Nome estar sob Sua proteção e Suas ordenanças, é preciso um coração segundo as Suas vontades, e aí sim, ser filho do Pai e permitir que as mãos que sustentam os céus, o universo infinito, o toquem para que seja possível crescer em estatura e graça.


Intimidade é uma palavra que neste contexto se refere a uma vida em santidade e adoração, louvores, pelo qual, Ele habita e vem: trazendo renovo, esperança, avivamento genuíno. Não aquela empolgação que te transforma apenas por um dia, sim um mover de Deus, que chego a usar o comparativo de Paul Washer, uma vez disse que o mover de Deus era como um impacto de caminhão a mais de 80 km/h em uma pessoa, trazendo uma transfiguração tamanha que você nunca conseguiria vir a ser a mesma criatura velha.


Pedir ao Senhor humildemente para fazer parte de sua rotina é levar um dia inteiro em oração, mesmo que você esteja trabalhando, é estar íntimo e saber que tudo que você vai fazer o Senhor estará ao seu lado para te guiar mansamente.


"E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu. Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes." Lucas 24: 29-31



Estar com o Aba Pai em intimidade é estar de mãos dadas e aptos ao sussurrar de Sua vontade e amor.


Shalom.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Um mochilão em nossa vida espiritual.

Não existe facilidades no meio do caminho, o Senhor disse que seria estreito... mas é o único jeito.


Perdemos muito tempo discutindo sobre a salvação, se poderíamos perde-la ou não. O fato é que nos foi dada uma única saída e ela foi chamada de estreita, apertada. Esse trajeto é longo e podemos torná-lo perigoso em nossas escolhas erradas.


Neste caminho imagino o homem passando por uma viagem espiritual, uma jornada ao longo de sua vida através das "igrejas da ásia menor", tal como um mochileiro. Só que na sua bagagem deve-se levar o necessário, um mantimento recheado de santidade e se desprender do peso morto: pecados, dificuldades, tradicionalismo, coisas que se acumulam, bugingangas que guardamos e não tem serventia nenhuma em nossas passagens, etc...


Eu imaginaria essa estadia pelas cidades sem uma ordem bíblica das Cartas às igrejas, o viajante poderia estar passando agora por Laodicéia, e ele decide se pára ali ou se passa batido, pois o que se encontra nela é soberba pura, uma cidade nada convidativa, morna sem vontade, esnobe. Pior para aqueles que ali estacionam. Cuidam apenas de si, egoístas...


{Em Laodicéia temos um momento em nossa vida que podemos ser considerados: quentes, frios ou mornos. Mas ser considerado morno, sem vontade é a pior coisa que pode nos acontecer. Podemos ter que tomar uma decisão, dar um passo de fé e desse modo ser morno, ou seja, não ir adiante e deixar de aproveitar as bençãos do Senhor, dessa maneira também nos prendemos em que já acumulamos. Praticamos uma idolatria em nossos ganhos, pensamos em como somos melhores que os outros, um ledo engano. Mas Ele está a porta querendo nos aconselhar a sair dessa situação.}


Prosseguindo por Éfeso o mochileiro encontra um povo trabalhador, esforçado como Marta, mas que não param para acolher bem aos que chegam, preocupam-se tanto com a liturgia e com o seu estudo que não se permitem amar como o Senhor. Teólogos, bereanos preocupados com o verdadeiro evangelho, quase fariseus...


{Aqui vemos uma passagem em nossa vida na qual optamos por trabalhar tanto em nosso ministério e dom que esquecemos a busca pelo principal deles: o amor. Estar no primeiro amor, sentir a presença do Pai é deixar as preocupações de lado quando Ele se aproxima, as vezes mergulhamos no ofício e esquecemos do sábado do Senhor, do descançar nEle, nosso momento Marta! Mas estamos sempre dispostos a defender o verdadeiro Evangelho.}


E indo por Pérgamo se nota nesta passagem uma cidade devastada pela idolatria, um lugar assolado por sincretismo, uma mistura, contaminação na vida desse povo. Pensam que seguem ao verdadeiro Deus mas se afastam cada vez mais do Verbo. Praticam uma busca a mamom, e a demais "deuses". O aventureiro que ali passa pode se deparar com uma babel espiritual e se confundir com a seriedade do que praticam pelo estabelecimento tradicionalista de tal "religião" e sua cultura.


{Não seria difícil nos enquadrar nesse momento da vida quando nos deparamos com a teologia da prosperidade, com o engano praticado em nosso país, com o contaminado catolicismo romano, pela busca desenfreada por bençãos, detectamos isso na TV e em tantas denominações evangélicas e nos absurdo praticados. Dizem que se contarmos tanto uma mentira, ela pode vir a se tornar um "verdade".}


Chegamos agora em Sardo, uma terra de pecado, aonde escutam a pregação e fingem dar ouvidos, se afogam em suas concupiscências, sem ao menos se arrependerem, praticam o que querem e tentam aos que estão em sua volta, principalmente aos visitantes desavisados. O ladrão pode invadir essa cidade e se aproveitar dos que dormem facilmente, uma cidade com muros arruinados e os que se escondem e vigiam conseguem sobreviver ao horror.


{Estar em Sardo é estar em pecado e não reconhece-los. É ser arrogante ao que te exorta, e negar ao que pensa conhecer. Também é escutar a Palavra de Deus, mas se negar a abandonar o velho homem, que mesmo sendo de uma vida inteira de congregação, igreja, nem de perto seria trigo, é joio puro e pode estar condenado ao inferno. Mas a qualquer momento pode vir a se arrepender...}


Agora em Tiatira temos ali uma pedra de tropeço, o mochileiro pode cair e se machucar, pois é um percurso tortuoso e pedregoso, com um precipício ao lado, de longe parece fácil, possuí belíssimas obras no começo da cidade e mais lindas ao fim, mas parecem um cenário de teatro: lindos por fora, e nada por dentro. Praticam o engano com a sutileza e astúcia da serpente antiga, uma ilusão que levará a morte. A prostituição é a sua profissão. A tentativa de se salvar a população é semelhante a dos que moram em áreas de risco e não querem sair dela.


{Nesta mensagem à Tiatira temos uma menção clara também ao risco de se contaminar pelos nossos interesses apenas, podendo então misturar a religião para o benefício próprio, vemos claramente não só a mariolatria, mas a classe política evangélica, os empresários da fé, etc... mas o arrependimento para esses ainda não chegou. Uma fachada pomposa mas oca, sepulcro caiado...}


A viagem começa a melhorar para o aventureiro, agora numa cidade bem guardada, escondida, humilde. Aos soberbos ela não presta, tentam destruí-la para usurparem seu lugar de ser um ponto turístico ideal e aconchegante. Sua simplicidade irrita aos arrogantes, mas é bem guardada, suas portas são vigiadas por um Guarda poderoso e logo repelirá aos assaltantes e ao vingador que a espreita. Filadélfia é assim, a preferida do Dono das terras.


{A vida em Filadélfia, ou a vida em santidade nos torna irritantes e loucos aos mundanos e aos que praticam um evangelho contaminado. É ser amado pelo Pai, ser invejado pela simplicidade do Evangelho que guardamos com afinco, é estar num avivamento, nas águas do Trono que fluem por ali. É estar na Rocha sem risco de abalos.}


E por fim: Smirna. Uma lugar perseguido pela pureza de seus cidadãos, que vivem atormentados por rebeldes invasores, perturbadores da ordem, que tentam saquear suas riquezas. Porém é um povo que acolhe pra si o que não se corrói ou que seja traçado. Sofrem agressões constantes mas caminham como se nada os incomodassem. Varões valentes que serão consolados.


{Em Smirna temos a perseguição que sofremos por sermos verdadeiros crentes em Jesus o Cristo, o único Deus, o Todo-Poderoso. Podemos sofrer tanto, imaginar ser sofridos e ineficazes em nossos testemunhos, mas somos grandes aos olho do Pai, é aonde se encontram os pregadores missionários que morrem e são espancados nos confins da Terra. Mas serão consolados e justificados, mártires que verão seus inimigos aos seus pés.} 


Finalmente entendemos que nossa caminhada é uma jornada que devemos fazê-la com muito cuidado. Pois podemos escolher lugares ruins de se visitar, podemos achar que estamos em segurança quando na verdade estamos sendo levados para a morte certa. 


Tente analisar as cartas em Apocalipse como estágios que podemos nos encontrar em nosso trajeto, é fácil acusar ao do lado e julgá-lo. Mas o julgamento do Senhor é o que valerá e será individualizado e cortante, separando a verdade do joio. Se nos vermos como salvos poderemos cair em nós mesmos e de repente estar em Laodicéia, bem longe de Smirna, da Coroa da Vida, da chave de Davi, da Estrela da Manhã... um abismo chama outro abismo.
Quem está limpo, limpe-se mais!


Shalom!

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Organização espiritual

Certa vez em casa decidi buscar documentos necessários para uma determinada negociação, tenho algum problema organizacional, todo tipo de papel que vai chegando em casa que julgo ter alguma importância futura vou engavetando, colocando em pastas, em suma: amontoando.


Meu julgamento parece um pouco sem critério, pois a quantidade de papel que tenho, toma conta da dependência na área de serviço de minha casa. E parar ali para procurar algo realmente importante torna-se complicado, lento, muito chato. Após algumas horas é possível encontrar enfim o que queria. Mas não precisava ser assim...


Nessa bagunça ajuntada num quarto de meu apartamento é que eu identifico o quanto desorganizado posso ser com importantes documentos e como dou importância para coisas que não me servirão para nada, a não ser para servir de almoço à traças e juntar muita poeira, um prato cheio para uma família de alérgicos, uma brecha para enfermidades...


"Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." Mateus 11:28


Fazendo agora um paralelo com a nossa vida cristã, nossa missão, com nossa caminhada estreita é que tenho a noção de como podemos ser desorganizados, ajuntando o que não presta ao que presta. Fazendo uma grande bagunça espiritual, que serve de prato cheio para nos desanimar a cada passo que damos, nos amarrar, gerando brechas para enfermidades espirituais...


O nosso Todo Poderoso Deus em sua forma mais humilde: Jesus; disse-nos no livro de Mateus 11:28 que deveríamos lançar nEle nossa "carga", tudo aquilo que nos impede o progresso, toda nosso amontoado ao longo da vida, um monte que se mistura a uma vida de santidade. 


O Senhor quer que fiquemos limpos sem peso algum que nos impeça de caminhar, levando uma vida um pouco mais leve. E ao sinal de qualquer problema, teremos prazer em sentar e procurar aquilo que nos aliviará, será muito mais fácil de se ver a solução.


"Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti." Salmo 119:11


O Senhor nos convida à uma vida limpa, sem pecados amontoados, coisas velhas e imprestáveis dignas do homem velho. Sendo então novas criaturas em Cristo, remidos, num Caminho em que no final será nos dada a coroa da vida. 


E teremos aflições, complicações, mas saberemos em que lugar estará cada coisa e não perderemos mais tempo para procurar saídas ou o que se perdeu, estaremos preparados e muito bem amparados para o que der e vier, cheios do Espírito Santo de Deus, nosso Consolador e principal Organizador de nossa vida.


Joguemos fora o que não presta e nos afasta da Verdade, esvaziemos nosso porta-malas espiritual, levando nele muito discernimento, santidade, moderação, amor, etc...


Shalom.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A língua que fere e mata

A língua, um pequeno órgão formada essencialmente de músculo esquelético, encontra-se em nossa cabeça, responsável pela primeira etapa de nossa alimentação, fala, etc...

Na Palavra de Deus encontramos várias referências a seu respeito, é citada em diversas ocasiões como grande responsável pelos fatos narrados, tanto no antigo testamento como no novo. Temos mais de 100 versículos aonde encontraremos a palavra "língua".

Em alguns exemplos destaco:

"E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala."Gênesis 11.1
"Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro."Gênesis 11.7
"Do açoite da língua estarás abrigado, e não temerás a assolação, quando chegar." Jó 5:21
"Há iniqüidade na minha língua? Ou não poderia o meu paladar discernir coisas perversas?" Jó 6:30 
"A língua do justo é prata escolhida; 
o coração dos ímpios é de pouco valor." Provérbios 10:20
"Senhor, livra-me dos lábios mentirosos e da língua enganadora." Salmos 120:2
"Ajuntar tesouros com língua falsa é uma vaidade fugitiva; aqueles que os buscam, buscam a morte." Provérbios 21:6
"mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal." Tiago 3:8

Ou seja a língua deve ser considerada com bastante rigor pelos separados do Senhor. Temos desde o pesado de línguas ao que se achava indigno de ser profeta por causa de seu linguajar.

Trazendo para o nosso tema e para o nosso tempo e mais precisamente nossas igrejas, temos visto como ignoramos a Palavra de Deus e a importância de se refrear a língua do mal. Como fazemos a condução de nossa vida pautada numa língua que percorre caminhos tortuosos, que leme é esse para o nosso barco? 

A confusão causada pela língua transforma a nossa igreja numa babel moderna. A fofoca, os grupos segmentados, são frutos de línguas desorientadas. Temos que considerar que para sermos adoradores verdadeiros e fiéis ao Senhor temos que ter em mente os mandamentos dEle, se não, não o amaremos, pois os que amam a Deus guardam seus ensinamentos e praticam o bem, vão e não pecam mais, seguem um caminho estreito, se moderam e se guardam.

Pode uma fonte doce jorrar amargura? Se sim, é porque o nosso sim é não e o não é sim, e hipócritas é o que somos. O poder de se matar alguém com a língua é verdadeiro, as depressões, os medos as ameaças podem partir de uma pessoa para outra através das línguas ferinas e mentirosas, infelizmente vemos isto dentro de nossos proprios templos. Uma má interpretação e pouca vontade de se refrear a língua geram fofocas, discórdias...


Se dentro do corpo estamos assim, o que poderíamos oferecer como testemunho? Nada a mais do que já dizem desse "povo que gosta de dar dízimo".


O tempo urge, as dores de parto em minha humilde opinião já começaram e nós ainda estamos na primeira etapa, não o primeiro amor, mas sim na primeira etapa de alimentação: o leite. 


Perdemos mais tempo reparando no calo alheio do que no restante saudável do corpo, ou seja, identificamos apenas o lado negativo das pessoas, uma pequena ferida, e esquecemos tudo de bom que nosso irmão, como nós mesmos imperfeitos, pode oferecer.


Pensar antes de falar é um conselho dado por Salomão, fiquemos com os versículos acima e encerremos com este para meditarmos: 


"Até o tolo, estando calado, é tido por sábio; e o que cerra os seus lábios, por entendido." Provérbios 17:28


Shalom.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Saiba como ajudar os moradores atingidos pelas chuvas no RJ



Por volta das 3 horas da madrugada desta quarta-feira, 12/01, a região serrana do Rio de Janeiro foi atingida por uma forte chuva. O Vale do Cuiabá, um dos mais atingidos pelas águas está quase incomunicável. O local foi devastado. A água no local subiu mais de cinco metros de altura. Muitas casas foram destruídas pela força das águas do Rio Santo Antônio.


De acordo com o Rev. Elson Amaral Brum, da Igreja Metodista Central em Petrópolis, os moradores e moradoras perderam grande parte de seus bens, bem como suas casas.
“A Igreja Metodista no Vale do Cuiabá também foi atingida. Nós estimamos que cerca de 70% da membresia tenha perdido seus bens. Só para ter uma noção, um prédio de dois andares caiu por conta da força da água. Um dos moradores também é metodista”, lamenta Brum.

De acordo com o pastor Élson, um casal responsável pela fundação da Igreja Metodista em Cuiabá faleceu afogado nesta madrugada. “Eu estou em choque, precisamos das orações dos irmãos”, pede o pastor.

Segundo a comunicação da Sede Regional da 1a Região Eclesiástica, em Friburgo, o templo da Igreja Metodista Central foi alagado com as fortes chuvas. O novo templo havia sido inaugurado em novembro do ano passado.

Já em Teresópolis ainda não é possível contabilizar o número de desaparecidos e desabrigados com o temporal porque as equipes de resgate encontram dificuldades para chegar a muitas localidades. O prefeito, Jorge Mario, assinou nesta quarta-feira (12) o decreto de calamidade pública após o temporal responsável pela morte de pelo menos 48 pessoas na cidade de Teresópolis.

O pastor Élson ainda informou que as pessoas que são do Rio de Janeiro podem encaminhar doações de água potável, colchões, materiais de limpeza e higiene pessoal, roupas de cama e toalhas e alimentos não perecíveis.
As doações podem ser enviadas para os seguintes endereços.


Catedral Metodista Catete
Pc José de Alencar, 04, Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
e-mail: 
secretaria@catedralmetodista.org.br
tel: (21) 2556-6276
 
Igreja Metodista de Cascadura
Av Ernani Cardoso, 115, Cascadura, Rio de Janeiro - RJ
e-mail: 
imcascadura@uol.com.br
tel: (21) 2269-8298
Igreja Metodista Central em Duque de Caxias
AV. Presidente Kennedy, 2273, Centro, Duque de Caxias - RJ
e-mail: 
imcdc.novotempo@hotmail.com
tel: (21) 2771-9256
 
Igreja Metodista Central de Petrópolis
Rua Marechal Deodoro, 80, Centro, Petrópolis - RJ
e-mail: 
secretaria@metodistapetropolis.com.br
tel: (24) 2242-4440
Igreja Metodista Central de Niterói
Av Feliciano Sodre 568, Centro, Niterói - RJ
e-mail: 
cmniteroi@gmail.com
tel: (21) 2719-8408


Igreja Metodista de Vila Isabel
As ofertas dos cultos, pela manhã e à noite serão destinadas a ajudar os desabrigados



Cruz Vermelha
A Cruz Vermelha recebe doações em dinheiro através da conta 1793928-5, agência 0201 do Banco Real.
Outras doações devem ser entregues na Praça Cruz Vermelha, 10. no centro do Rio

Doação de sangue
O Hemorio pede doações de sangue: Rua Frei Caneca 8, Centro, diariamente de 7 às 18 horas, inclusive nos domingos.

Como Igreja, Corpo de Cristo, não  podemos nem devemos ficar inertes. Assim , conclamo a todos, que procuremos ajudar da melhor forma possível as pessoas desabrigadas e necessitadas.

 Por favor divulguem para os nossos irmãos  esse  movimento de solidariedade da Igreja Metodista

Malafaia X Aborto

http://www.youtube.com/watch?v=eJFYeKPO-M8&feature=related

Vale a pena! Malafaia vem sendo criticado por muitas coisas ligadas ao seu ministério atualmente mas ele ainda possuí em sua eloquência, capacidade intelectual e base para discursar em favor da vida humana sem levantar bandeira religiosa.


O aborto é crime, pecado, sim, a vida do feto é gerada por Deus e a Ele pertence nosso tempo nesta terra.


O Senhor nos conhece desde antes de sermos pensados ou planejados por nossos pais, Ele possuí um plano maravilhoso para cada vida, ser humano em nosso planeta que é o único habitado por seres vivos e seres pensantes como nós:


"Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles." Salmos 139.16


"Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta." Jeremias 1.5


"Segundo a sua própria vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como que primícias das suas criaturas." Tiago 1.18


Não deixe de postar sua opinião, sendo contrária ou não!


Shalom.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

AS QUATRO VIRTUDES

Leia Rm 12.9-21
No texto bíblico em destaque, o apóstolo Paulo segue a característica dos catálogos de virtudes, muito comum nos templos e repartições públicas da época, bem como nas artes e na literatura grega. São vários os catálogos apresentados por Paulo em suas cartas.
Neste de Romanos 12.9-21 o contexto é o da Nova Vida (Rm 12.1-2), onde o autor faz um apelo para a renovação da mente e a vivência desta nova vida em Cristo Jesus. Na seqüência, o apóstolo apresenta uma lista de dons espirituais, indicando que a nova vida é também a experiência do exercício de dons e ministérios e que tem, portanto, muito a ver com os relacionamentos. São os relacionamentos que nos acompanham ao longo dos dias. Relacionamentos familiares, fraternos, profissionais, de amizade, de vizinhança, de companheirismo, sociais, eclesiais, etc. Para estes relacionamentos, sobretudo para os mais próximos, as atitudes, ou virtudes, são fundamentais. No texto podemos destacar quatro destas virtudes.

AS QUATRO VIRTUDES
1) Amor - v. 10. Maior dom e maior fruto do Espírito Santo, é também o maior sinal da presença de Deus na vida do cristão: “agora, pois, permanecem a fé, o amor e a esperança; porém, o maior destes, é o amor” (I Co 13.113). Paulo inclui o amor na tríade da maturidade cristã (I Ts 1.3). Este amor cria a cordialidade e a fraternidade no exercício dos dons e ministérios, aproxima e reconcilia os relacionamentos, perdoa e abençoa em todo tempo, realiza e promove a felicidade o outro, o amor, segundo o texto bíblico, jamais acaba.
O texto fala que devemos amar cordialmente – que vem de cordial, relativo ao coração e indica afeto, carinho, sinceridade, lealdade, etc, e fraternalmente – que indica fraternidade, harmonia, amizade, simpatia, atefuosidade, ou seja, atitudes de pessoas transformadas pelo Evangelho de Jesus Cristo.

2) Zelo – v. 11-14. Indica trabalho ou ministério, pois o cristão que vive a nova vida não deve ser indolente, descuidado, preguiçoso, vagaroso, descompromissado e infrutífero. Este é o sentido do termo remisso usado nestes versículos. Ele deve observar as atitudes inerentes à nova vida: esperança, paciência na tribulação, perseverança na oração, solidariedade para com as necessidades dos santos, hospitaleiro e abençoador dos que causam danos e problemas.

3) Alegria e choro – v. 15-16. Indica a empatia e contrapõe o orgulho e a soberba. Esta virtude é muito expressiva: chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram. Os que vivem a nova vida em Cristo Jesus desenvolvem estas características.

4) Não se abater pelo mal – v.17-21. Paulo indica algumas atitudes da velha vida: maldade, vingança, injustiça e falta de solidariedade. A nova vida convida o cristão a praticar o bem, mesmo para com os que perseguem, os que ridicularizam e zombam, os que falam inverdades e promovem maledicências. O cristão não se abate e vence o mal praticando o bem.
ESTAS VIRTUDES HOJE:
Estas quatro atitudes são relevantes na vida do cristão hoje, sobretudo na vida daqueles que estão desenvolvendo seus dons e ministérios:
1. A primeira virtude indica o caminho da unidade, pois o amor perdoa, cura, une, restaura, edifica, reconcilia, encoraja e abençoa os mais diversos relacionamentos.
2. A segunda virtude indica que o ministério não é isolado e não deve ser cumprido de maneira egoísta, personalista e indiferente aos demais dons e ministérios que também são importantes e fundamentais para o crescimento da igreja e para o pleno cumprimento da missão.
3. A terceira virtude nos ajuda a superar o orgulho e soberba e sermos simples e dedicados ao serviço cristão.
4. A quarta virtude faz um convite para vencermos o mal plantando o bem.
Que no novo ano estas virtudes sejam alimentadas e fortalecidas em nossas vidas, e que nossos relacionamentos e exercício dos dons e ministérios sejam um canal do amor e da graça de Deus na vida de muitas famílias. Que nossas vidas sejam marcadas pela renovação da nova vida que Jesus Cristo nos oferece e que as virtudes desta nova vida desabrochem em todos os dias do novo ano.
Bispo Josué Adam Lazier