segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

AS QUATRO VIRTUDES

Leia Rm 12.9-21
No texto bíblico em destaque, o apóstolo Paulo segue a característica dos catálogos de virtudes, muito comum nos templos e repartições públicas da época, bem como nas artes e na literatura grega. São vários os catálogos apresentados por Paulo em suas cartas.
Neste de Romanos 12.9-21 o contexto é o da Nova Vida (Rm 12.1-2), onde o autor faz um apelo para a renovação da mente e a vivência desta nova vida em Cristo Jesus. Na seqüência, o apóstolo apresenta uma lista de dons espirituais, indicando que a nova vida é também a experiência do exercício de dons e ministérios e que tem, portanto, muito a ver com os relacionamentos. São os relacionamentos que nos acompanham ao longo dos dias. Relacionamentos familiares, fraternos, profissionais, de amizade, de vizinhança, de companheirismo, sociais, eclesiais, etc. Para estes relacionamentos, sobretudo para os mais próximos, as atitudes, ou virtudes, são fundamentais. No texto podemos destacar quatro destas virtudes.

AS QUATRO VIRTUDES
1) Amor - v. 10. Maior dom e maior fruto do Espírito Santo, é também o maior sinal da presença de Deus na vida do cristão: “agora, pois, permanecem a fé, o amor e a esperança; porém, o maior destes, é o amor” (I Co 13.113). Paulo inclui o amor na tríade da maturidade cristã (I Ts 1.3). Este amor cria a cordialidade e a fraternidade no exercício dos dons e ministérios, aproxima e reconcilia os relacionamentos, perdoa e abençoa em todo tempo, realiza e promove a felicidade o outro, o amor, segundo o texto bíblico, jamais acaba.
O texto fala que devemos amar cordialmente – que vem de cordial, relativo ao coração e indica afeto, carinho, sinceridade, lealdade, etc, e fraternalmente – que indica fraternidade, harmonia, amizade, simpatia, atefuosidade, ou seja, atitudes de pessoas transformadas pelo Evangelho de Jesus Cristo.

2) Zelo – v. 11-14. Indica trabalho ou ministério, pois o cristão que vive a nova vida não deve ser indolente, descuidado, preguiçoso, vagaroso, descompromissado e infrutífero. Este é o sentido do termo remisso usado nestes versículos. Ele deve observar as atitudes inerentes à nova vida: esperança, paciência na tribulação, perseverança na oração, solidariedade para com as necessidades dos santos, hospitaleiro e abençoador dos que causam danos e problemas.

3) Alegria e choro – v. 15-16. Indica a empatia e contrapõe o orgulho e a soberba. Esta virtude é muito expressiva: chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram. Os que vivem a nova vida em Cristo Jesus desenvolvem estas características.

4) Não se abater pelo mal – v.17-21. Paulo indica algumas atitudes da velha vida: maldade, vingança, injustiça e falta de solidariedade. A nova vida convida o cristão a praticar o bem, mesmo para com os que perseguem, os que ridicularizam e zombam, os que falam inverdades e promovem maledicências. O cristão não se abate e vence o mal praticando o bem.
ESTAS VIRTUDES HOJE:
Estas quatro atitudes são relevantes na vida do cristão hoje, sobretudo na vida daqueles que estão desenvolvendo seus dons e ministérios:
1. A primeira virtude indica o caminho da unidade, pois o amor perdoa, cura, une, restaura, edifica, reconcilia, encoraja e abençoa os mais diversos relacionamentos.
2. A segunda virtude indica que o ministério não é isolado e não deve ser cumprido de maneira egoísta, personalista e indiferente aos demais dons e ministérios que também são importantes e fundamentais para o crescimento da igreja e para o pleno cumprimento da missão.
3. A terceira virtude nos ajuda a superar o orgulho e soberba e sermos simples e dedicados ao serviço cristão.
4. A quarta virtude faz um convite para vencermos o mal plantando o bem.
Que no novo ano estas virtudes sejam alimentadas e fortalecidas em nossas vidas, e que nossos relacionamentos e exercício dos dons e ministérios sejam um canal do amor e da graça de Deus na vida de muitas famílias. Que nossas vidas sejam marcadas pela renovação da nova vida que Jesus Cristo nos oferece e que as virtudes desta nova vida desabrochem em todos os dias do novo ano.
Bispo Josué Adam Lazier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Pratique o seu direito de opinar e faça Um Metodista feliz!